quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Entrevista

Temos hoje aqui connosco um dos elementos fundadores da banda de hip hop 5ºElemento, para nos responder a umas perguntas, é ele o EC Phanton.
Repórter – Quando surgiu a ideia de formarem um grupo de Hip Hop?
EC Phanton – Se a memória não me falha, a ideia surgiu em Agosto de 2003. Nós os quatro crescemos juntos, e costumávamos ouvir algumas músicas que arranjávamos, e até fazíamos umas batalhas entre nós. Um dia um amigo nosso que habitava em França, e que lá tem um grupo disse-nos que nós até tínhamos jeito, e convidou-nos para gravar uma música com ele, foi então que o Subliminal deu a ideia de fazermos um grupo também.

R – E como surgiu o nome, 5ºElemento?
EC – O nome do grupo demorou a decidir, não havia uma ideia que gerasse consenso. Eu depois de ler um livro onde se falava na 5ª Essência, propus esse nome, mas depois de deliberar, optamos por trocar essência por elemento, pois como nós éramos quatro, tais como os elementos primordiais, quisemos considerar a nossa música como o 5º elemento.

R – Algum dos elementos estudou música?
EC – Não, nenhum dos quatro tem formação musical, se bem que o subliminal tem um ouvido fantástico, é ele o responsável pela maioria dos beats.

R – Tiveram facilidade em arranjar o que precisavam para gravarem as músicas?
EC – Para dizer a verdade, não foi muito fácil. Naquela altura não tínhamos nada, foi em Outubro desse ano que comprei um pc, tratei de arranjar um programa de gravação, entre todos compramos um micro de merda, fomos arranjando uns beats aqui e ali, e começamos a gravar no meu quarto.

R – E agora ainda gravam aí?
EC – Não. Com o passar do tempo fomos investindo em material de melhor qualidade, e criamos dois estúdios caseiros, um em casa do Subliminal e outro na minha, sendo que gravamos em casa do Subliminal, pelo facto de ser ele quem faz a maioria dos beats.

R – Agora vamos falar sobre o Phanton. Qual a origem do seu nome?
EC – Podem verificar que o meu nome é muito parecido com a palavra inglesa para fantasma (Phantom), na realidade o meu nome vem de uma combinação de factores, havia um filósofo que se chamava Ecfanton, ao ver a parcença com Phantom, decidi utilizar este nome substituindo o “f” por “ph”.

R – Quando teve o seu primeiro contacto com o mundo do Rap?
EC – Penso que foi com seis ou oito anos, o meu primeiro contacto com o rap foi ao assistir a serie “Fresh Prince”, ouvindo o rap do Will Smith.

R – E com o hip hop nacional?
EC – Com o som nacional, acho que foi com 14 ou 15 anos. O primeiro som tuga que ouvi foi “Da Weasel”.

R – Quais são as suas referências?
EC – Considero como referências o Sam the Kid, os Dealema.

R – É normal os jovens terem referências americanas desde Tupac até 50cent, porque não mencionou nenhum destes?
EC – É obvio que o Tupac é um senhor no mundo do rap, mas eu só considero referências nacionais, pois interessa-me é fazer rap Tuga. Quanto ao 50 cent não gosto, simplesmente não gosto.

R – Bem, obrigado pelo tempo que nos dispensou. E boa sorte no decorrer deste projecto.
EC – Obrigado eu pela publicidade que nós estão a fazer.

Sem comentários:

Enviar um comentário